terça-feira, 14 de abril de 2009

A sociedade busca conhecimento

Atualmente, com toda essa disputa no mercado, toda essa rivalidade por grandes posições em empresas e até mesmo para o melhor convívio na sociedade, as pessoas querem e precisam estar cientes das novidades que acontecem no mundo a cada instante. E para suprir este interesse, buscam se informar através dos meios de comunicação, onde os profissionais desta área atuam para que todos sejam menos ignorantes e mais dignos do conhecimento, que é necessário.
Por esse motivo, somos inundados por informações a respeito de tudo, o tempo todo. Podemos buscar aquilo que nos interessa com acesso fácil e rápido, e ainda construir ou concluir os nossos próprios pensamentos.
Por isso, sem dúvida, podemos dizer que o interesse manifestado pelas pessoas tem sido norteador na informação jornalística. Por outro lado, não podemos esquecer a grande influência que a mídia exerce mesmo que de forma indireta sobre o povo, mas deixando bem claro que isso não a impede de desempenhar a sua principal função: garantir a apresentação dos fatos a todos que buscam.

terça-feira, 7 de abril de 2009

LIBERTE-SE visita TV BEIRA RIO


Sabrina Franzol, Amanda Beltran, Flávia Vieira (editora chefe do Jornal Beira Rio da TV Beira Rio) Jéssica Monteiro e Mariana Neves.

Liberte-se passou um dia com a equipe da TV Beira Rio e sentiu na pele como é agitada a vida de jornalistas que se dedicam e querem fornecer informação com credibilidade e competência à toda sociedade.
Experiência fascinante tanto para a vida pessoal, quanto profissional!


Texto: Sabrina Franzol

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Estudantes protestam em defesa do direito ao diploma de jornalismo


Na última segunda feira, 30/03, às 19h30, o professor e jornalista Paulo Roberto Botão esteve presente na Tribuna Popular de Piracicaba durante a sessão ordinária da Câmara dos Vereadores da cidade discursando sobre a manutenção da validade do diploma de jornalismo.
Na terça feira, 31/03, um grupo de professores, jornalistas e alunos do curso de jornalismo da Unimep viajaram à Brasília para a participação do ato público ocorrido na quarta feira, 01/04, em frente ao Supremo Tribunal Federal.
Com nariz de palhaço, muito barulho e uma faixa com os seguintes dizeres: "1º de Abril de 1964: golpe militar. 1º de Abril de 2009: golpe contra o jornalismo e a democracia?", estudantes da Unimep protestaram.
Neste dia, às 14h o STF analisaria em última estrofe o Recurso Extraordinário - 911561, que tem como objetivo questionar a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
Também seria analisada a Ação Direta da Inconstitucionalidade contra a lei de imprensa.
Porém o STF retirou de sua pauta, neste mesmo dia, o julgamento do recurso contra a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão e ainda não marcou uma nova data para analisar a questão.

Texto: Mariana Neves
Foto: globo.com