quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Futuro do Jornalismo




Nos dias 06, 07 e 08 de Setembro a Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba – promoveu o 3º Simpósio do curso de Jornalismo, que teve como pauta “O Futuro de Jornalismo”, contando com a presença de Jornalistas conceituados para os debates.
Eduardo Lacerda (EPTV), André Camarão (TVB) e Carlos Chinellato (TV MIX) fizeram parte da bancada no 1º dia do Simpósio, juntamente com o Profº Wanderlei Garcia, que representava a Universidade. Os assuntos de maior destaque foram o Telejornalismo regional e Comunidade, destacando também a formação do jornalista e o papel da mídia na sociedade.
Eduardo Lacerda, editor e apresentador da EPTV Campinas, considera o Jornalismo regional como um desafio, ele afirma que é importante para o Jornalista ter contato com as necessidades de sua região, mantendo assim uma maior proximidade de seu público.
André Camarão, diretor de Jornalismo da TVB Campinas reafirmou que o conteúdo é de grande importância para exercer com excelência a profissão de Jornalista. “- A formação do profissional vai muito além, isso fará a diferença na hora de se destacar no mercado” disse.
O jornalista Carlos Chinellato, Diretor de Jornalismo da TV MIX e também editor do jornal de Limeira, que teve sua graduação pela Unimep, afirmou que o Jornalista tem que viver em busca de conhecimento, é de extrema importância que se dê o valor devido as oportunidades disponibilizadas pela Universidade e pelo mercado de trabalho.
Sabemos que a formação do jornalista não deixa de estar presente nas discussões entre professores e alunos, com a queda do diploma podemos perceber que agora, bem mais do que antes o conhecimento é que fará toda a diferença no mercado de trabalho.
Tal assunto também foi destaque no 2º dia do Simpósio, o debate foi conduzido pelo Profº e Coordenador do curso de Jornalismo Paulo Roberto Botão, e estava presente a mesa, Francisco Ornellas do Jornal O Estado de S. Paulo, José Augusto Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de S. Paulo e José Coelho Sobrinho, professor de Jornalismo da ECA/USP e presidente da Abecom – Associação Brasileira de Escolas de Comunicação, que trouxeram discussões como a obrigatoriedade do diploma e a conduta crítica do jornalista.
Coelho afirmou que o desejo pelo aprendizado é de extrema importância, e é necessário defender o diploma. De uma forma geral, todos defenderam o conhecimento como maior auxilio na profissão. Foi importante para os estudantes perceber que conhecimento nunca será desperdiçado, o mercado de trabalho precisa e sempre precisou de profissionais competentes.
O Simpósio terminou com uma bela apresentação sobre os “Rumos do rádio e as experiências com a profissão”. Representado a Universidade tivemos o Profº e Coordenador do curso de Rádio e TV, Luiz Veloso. O debate contou com presença dos jornalistas Rodrigo Simon da rádio Sulamérica Trânsito, Juliana Caetano do Grupo de Comunicação Multimídia Band News e João Turquiai, representando a rádio Você.
O ambiente era de descontração e os jornalistas esclareceram duvidas a respeito do dia-a-dia da profissão, o que gera grande expectativa e um desejo ainda maior por parte dos estudantes.

Texto: Cíntia Tavares

Um comentário:

  1. André Camarão precisa escolher melhor seus/suas apresentadores/as na tv.
    Precisa também ter coerência em seus editoriais.
    As meninas pensam que são as tais e são zero a esquerda em jornalismo.

    ResponderExcluir