terça-feira, 31 de março de 2009

Jornalismo e Informação

Quanto mais o mundo se torna complexo, quanto maiores são as tecnologias, mais as pessoas dependem de informações. O jornalismo é uma das grandes formas de conhecimento, e um de seus deveres é permitir que a sociedade esteja informada daquilo que lhe interessa o tempo todo. Com a globalização e a alta tecnologia que temos obtido nos últimos anos é quase impossível afirmar que ainda existem pessoas que não tem acesso a qualquer tipo de informação. Hoje em dia com um simples clique podemos nos atualizar, viajar, e saber de culturas diferentes sem ao menos sair do lugar em que estamos. Portanto, podemos afirmar que o jornalismo contemporâneo tem conseguido alcançar os lugares mais distantes e suprir as necessidades de informação de cada povo.
E o interesse é o que sustenta a informação jornalística, que na realidade depois de pesquisas, investigações, reflexões, conhecimentos e críticas, tem como meta esclarecer os questionamentos levantados por aqueles que criam interesse em qualquer aspecto, seja ele político, econômico, social ou intelectual.
O homem buscou o conhecimento de tudo aquilo que ele desconhece e que lhe causa medo. Ousou com a necessidade de obter informações. Buscou por pessoas que reportem e relatem, de forma escrita ou oral, as informações necessárias para ter mais segurança e estabilidade no conhecimento.

domingo, 29 de março de 2009

O que queremos é LIBERDADE!

Liberdade: Estado ou condição de homem livre.
Liberdade de expressão: é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Quem hoje em dia não quer ser livre para sonhar, dizer e expressar tudo aquilo que pensa, mas sempre respeitando a liberdade de ir e vir de cada um? Nós temos este direito, e precisamos exercê-lo com coragem e determinação.
É dificil acreditar que ainda no século XXI somos limitados à expressar nossas opiniões a respeito do que consideramos certo ou errado, bonito ou feio e até mesmo do que aprovamos ou não. A sociedade espera que seja noticiado aquilo que realmente lhes interessa.
Liberdade de expressão vai muito além do que aprendemos. Ser livre para se expressar significa não possuir exatamente nada que o prenda á outras opiniões, ou seja, é não ter receio de expor seus próprios pensamentos e idéias, é não depender de outras opiniões para formular a sua.
Este blog foi criado por alunas do 1º semestre de jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) para a disciplina de Introdução ao Jornalismo I, e é através deste, que você poderá se informar e dizer o que pensa à respeito do que acontece no mundo em que vivemos.
Aqui mostraremos os trabalhos realizados durante o nosso curso, sempre buscando novos conhecimentos e novas idéias.
O poder está ao nosso alcance, por isso, LIBERTE-SE e seja livre para se expressar!
VOCÊ faz parte desta LIBERDADE!


Sabrina Franzol e Cíntia Tavares